INPI participa de reunião sobre cooperação em PI com os BRICS

O presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, o diretor de patentes, Júlio César Moreira, e a servidora Érica Leite, da Coordenação de Relações Internacionais do Instituto, vão participar, nos dias 6 e 7 de abril, em Nova Deli, na Índia, de uma reunião sobre a cooperação entre os países do chamado grupo dos BRICS.

O evento contará com a participação de dirigentes dos escritórios de PI de África do Sul, Brasil, Rússia, Índia e China.

O objetivo do encontro é avançar em temas que estão sendo desenvolvidos em cada país. O INPI, por exemplo, possui dois projetos no âmbito da cooperação entre os BRICS: a criação de uma classificação para conhecimentos tradicionais; e um mecanismo para que os países do grupo possam aproveitar, mutuamente, a reclassificação de um pedido de patente (decorrente de atualizações nos sistemas IPC e CPC).

Outra proposta a ser discutida prevê a redução das taxas internacionais do sistema PCT para instituições de pesquisa e universidades públicas, de modo a estimular a internacionalização das patentes destas instituições que geram inovação.

A cooperação entre os BRICS também envolve outros temas, como o treinamento de funcionários dos escritórios nacionais de PI; a conscientização do público sobre a PI; e estratégias de PI para os países e para as empresas.

Fonte: INPI

contato