Notícia

Delegação do INPI discute cooperação em PI com o Japão

Uma delegação do INPI, comandada pelo presidente Luiz Otávio Pimentel, esteve no Japão, entre os dias 1º e 4 de agosto, com o objetivo de discutir cooperação na área de Propriedade Industrial, apresentar o sistema de PI brasileiro e conhecer a experiência japonesa.  

Além do presidente Luiz Otávio Pimentel, a delegação era composta pelo diretor de Patentes, Programas de Computador e Topografias de Circuitos Integrados, Júlio César Moreira, pelo diretor de Marcas, Desenhos Industriais e Indicações Geográficas, André Balloussier, e pelo coordenador-geral de Planejamento e Gestão Estratégica, Pedro Burlandy.

Primeiro dia

Logo no dia 1º de agosto, em Tóquio, o presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, e a presidente do Escritório Japonês de Patentes (JPO), Naoko Munakata, assinaram um memorando de cooperação entre os dois escritórios. Esta foi uma das primeiras atividades realizadas durante a visita oficial da delegação do INPI ao país asiático. 

O memorando de cooperação prevê uma série de atividades, inclusive o intercâmbio de experiências, a capacitação de profissionais do INPI e a participação em eventos. Vale lembrar que o INPI e o JPO também estão realizando, desde abril, um projeto piloto de Patent Prosecution Highway (PPH).

Além disso, foi realizada uma reunião bilateral com o JPO, na qual foram discutidos temas como marcas, patentes e gestão do escritório. Também foi possível apresentar as atividades do Plano de Ação 2017, do INPI. Em seguida, ocorreu uma reunião na Associação Japonesa de Propriedade Intelectual (JIPA), na qual foram tratados de temas relativos ao sistema de PI nos dois países.

Segundo dia

No dia 2 de agosto, a delegação do INPI participou de quatro atividades em Tóquio. A principal delas foi a participação no Seminário sobre o Sistema Brasileiro de Propriedade Industrial, no qual os representantes do Instituto apresentaram a situação atual do sistema nacional de PI, especialmente em marcas e patentes, e as perspectivas futuras. 

As apresentações no evento foram feitas pelos representantes da delegação brasileira: o presidente Luiz Otávio Pimentel, os diretores Júlio César Moreira e André Balloussier, além do coordenador-geral de Planejamento e Gestão Estratégica, Pedro Burlandy. Foi realizada ainda uma palestra do diretor de Propriedade Intelectual da Organização para o Comércio Exterior Japonês (JETRO) em São Paulo, Masaki Okamoto. 

Também participaram do evento: o embaixador André Corrêa do Lago e a diplomata Ana Paula Kobe, da representação diplomática do Brasil no Japão, além do juiz Cláudio Figueiredo e Silva e dos advogados Leandro Barbas, Roberto Carapeto e Natália de Carvalho. 

Antes disso, os representantes do INPI participaram de reunião no Centro Ásia-Pacífico de Propriedade Industrial (APIC), além de conhecer o centro de treinamento onde está sendo realizada uma capacitação sobre legislação de PI para representantes de diversos países. Também ocorreu uma reunião no Escritório da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) no Japão, com  o diretor-geral Yuji Okuma, e uma visita ao Escritório Japonês de Patentes (JPO), onde os representantes do INPI assistiram a uma demonstração de exame de patente.  

Terceiro dia

No dia 3 de agosto, os representantes do INPI conheceram a experiência de duas empresas japonesas (a Sony e a Toyota).Na Sony, os brasileiros foram recebidos pelo gerente geral da Divisão de Propriedade Intelectual, Tomonori Okuwaki. Já na Toyota, quem recebeu a delegação do INPI também foi o gerente geral da Divisão de PI, Kenji Kondo.  

Em seguida, a delegação do INPI fez uma visita ao Centro de Cooperação em Propriedade Industrial (IPCC), que é uma instituição que presta serviços de busca de anterioridade e classificação de pedidos de patentes para o JPO. Os representantes do INPI foram recebidos no IPCC pelo vice-presidente da instituição, Mikio Ichikawa.  

Quarto dia

No último dia da missão do INPI ao Japão, a delegação do Instituto realizou uma visita à embaixada brasileira no país asiático, onde esteve reunida com o embaixador André Corrêa do Lago e com a diplomata Ana Paula Kobe para discutir cooperação em PI. 

 

 

 

 

 

 

Fonte: INPI

23268366

contato

Núcleo de inovação tecnológica

Telefone: (84) 3215-3918

E-mail: nit@reitoria.ufrn.br

Logomarca da PROPESQ
Logomarca da UFRN
Logomarca do IMD
Logomarca do CNPq

Feed de notícias


Acessar o RSS

Desenvolvido pela