Incubadora

PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DA UFRN


A incubadora universitária tem por finalidade oferecer apoio técnico e gerencial a empreendedores, promovendo-lhes consultoria e treinamentos especializados, além da infra-estrutura necessária para o desenvolvimento na fase inicial da empresa incubada.


Esse tipo de gestão facilita a acessibilidade de empresas no mercado, e sua interação com organismos governamentais e não-governamentais, resultando em boas parcerias e financiamentos, estimulando de uma forma geral, às micro e pequenas empresas em seu papel para o desenvolvimento nacional.


O Programa de Incubação na UFRN foi criado pela Resolução Normativa nº 054/2011 –CONSEPE, 31 de maio de 2011, atualizado de acordo com as RESOLUÇÕES No 089/2013-CONSEPE, de 04 de junho de 2013, e a de nº 200/2015-CONSEPE, de 01 de dezembro de 2015, tendo foco empresas de base tecnológica. É um programa de pesquisa, articulado com o ensino de graduação e pós-graduação, destinado a examinar, alojar e apoiar projetos de inovação nas modalidades de pré-incubação, incubação, graduação e pós-incubação, vinculado a Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRN.


As Incubadoras de Empresas são ambientes interdisciplinares dotados de capacidade técnica, gerencial e de infraestrutura para amparar o empreendedor nascente, disponibilizando espaço apropriado e condições efetivas para proporcionar um ambiente de inovação e transformá-lo em empresas, cujas atividades serão equiparadas, para todos os efeitos, às atividades de ensino, pesquisa e de extensão da Universidade, tendo cada uma, um Regimento Interno que regulará o seu funcionamento.


As Incubadoras de Empresas podem ser classificadas como:


I – incubadora de empresas de base científica e tecnológica;
II – incubadora de empresas de setores tradicionais da economia;
III – incubadora de empresas de base social;
IV – incubadora mista, ou seja, que abriga empresas de mais de um dos tipos acima descritos.


A criação de uma Incubadora de Empresas na Universidade requerem:


I – infra-estrutura que assegure sua instalação e seu funcionamento;

II- servidor responsável pela proposta com carga horária disponível, qualificação e perfil adequado para assumir a gestão da incubadora;

III – proposta de regimento interno;

IV - plano estratégico.

 

O programa de incubação da UFRN possui atualmente 5 incubadoras:




Empresas participantes do processo de incubação da UFRN:






__________________________________________________________________________________________________

Legislação - Incubadoras da UFRN:

 

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº089/2013 - CONSEPE - PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS DA UFRN - Altera o Programa de Incubação de Empresas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e dispõe sobre o seu funcionamento.


RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº114/2013 - CONSEPE - INOVA METRÓPOLE- Aprova alteração do Art. 33. da Resolução no 089/2013-CONSEPE, de 04 de junho de 2013, e cria a Incubadora de Empresa INOVA METRÓPOLE, no âmbito do Instituto Metrópole Digital - IMD, bem como de seu Regimento Interno.


RESOLUÇÃO DO CONSEPE Nº 043/2014 - Aprova a alteração do Art. 33 da Resolução no 089/2013-CONSEPE, de 04 de junho de 2013, e alteração do Art. 1º da Resolução no 114/2013-CONSEPE, de 23 de julho de 2013.


RESOLUÇÃO DO CONSEPE Nº 105/2014 - Aprova a criação da Incubadora de Empresas Ciências da Vida – BIO INOVA, vinculada ao Centro de Biociências – CB e ao Centro de Ciências da Saúde – CCS, bem como de seu Regimento Interno.


RESOLUÇÃO DO CONSEPE Nº 225/2014 - Aprova a criação da Incubadora de Empresas TECNATUS, vinculada ao Centro de Tecnologia – CT, bem como de seu Regimento Interno.


RESOLUÇÃO DO CONSEPE Nº 226/2014 - Aprova a criação da INPACTA - Empresa Incubadora de Processos Acadêmicos, Científicos e Tecnológicos Aplicados, vinculada à Escola de Ciências e Tecnologia – EC&T, bem como de seu Regimento Interno.


RESOLUÇÃO DO CONSEPE N° 200/2015 -  Aprova o Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e dispõe sobre o seu funcionamento.


RESOLUÇÃO DO CONSEPE Nº 040/2016 - Aprova a criação da I9AGROTEC - Incubadora de Empresas da Escola Agícola de Jundiaí, vinculada à Escola Agrícola de Jundiaí - Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias, bem como de seu Regimento interno.



contato

Núcleo de inovação tecnológica

Telefone: (84) 3215-3918

E-mail: nit@reitoria.ufrn.br

Logomarca da PROPESQ
Logomarca da UFRN
Logomarca do IMD
Logomarca do CNPq

Feed de notícias


Acessar o RSS

Desenvolvido pela